A Sardenha situa-se no centro do Mediterrâneo ocidental, entre as penínsulas itálica e ibérica, a sul da Córsega e do estreito de Bonifácio
A maior parte da costa é alta e rochosa, com encostas de maciços relativamente direitos, com muitos cabos, algumas baías largas e profundas e numerosas ilhotas e ilhas.
O território é predominantemente constituído por montanhas e colinas com altitudes geralmente entre os 300 e os 1000 m. O maior maciço montanhoso, o Gennargentu, encontra-se na parte centro-oriental da ilha, a Punta la Marmora(1834 m) é o seu ponto mais alto. Outras montanhas importantes como o monte Limbara (1362 m), no nordeste, que nós visitámos já ao fim do dia e assistimos a um bonito pôr do sol. E ainda o Monte Rasu (1259 m), o monte Albo (1057 m), o Monte Linas (1236 m) e os montes Sulcis.
As áreas montanhosas e planaltos estão separados por extensos vales aluviais e planícies, sendo as mais importantes as de Nurra, a noroeste, e de Campidano, a mais extensa, no sudoeste.
Os principais rios são o Tirso, com 151 km, o Flumendosa, com 127 km, e o Coghinas, com 115 km. Existem pelo menos 54 barragens que são usadas para irrigação agrícola e produção de eletricidade. O único lago natural de água doce é o de Baratz, no noroeste, perto de Alghero.
A Sardenha para além de um mar lindíssimo e quente, também tem montanhas. Tem muita água doce e por isso é tão fértil.






Um pensamento em “Lisboa-Praga-Sardenha-Bohemia-Lisboa – Sardenha – Geografia”