Califórnia’ Vineyards

A minha família é toda do Conselho de Alenquer. Apesar de ter nascido em Lisboa, tive sempre grande contacto com as vinhas, os vinhos, as vindimas e as festas que se fazem na altura da apanha da uva.

Encontrar o mesmo ambiente nos E.U.A. é fascinante.

O Estado da Califórnia é um país dentro de outro, de tão extenso que é. Habitualmente quando falamos dos vinhos dos E.U.A., falamos da Califórnia e implicitamente  de Napa Valley que é a região mais conhecida. No entanto, Califórnia tem pelo menos mais onze regiões vinícolas. De sul para norte: Temecula Valley, Santa Barbara County (mesmo ao pé de LA), San Luis Obispo County, Monterey County, San Benito County, San Francisco Bay Area, Central Valley, Sonoma Valley, Lake County, Sierra Foothills e Mendocino Valley.

Na nossa passagem por S. Francisco, visitámos duas regiões: Sonoma e Napa Valley. Na verdade visitámos Sonoma, porque em Napa Valley o nosso objetivo era visitar as adegas Mondavi. Um produtor do qual já conhecíamos o vinho por o bebermos em casa do meu cunhado  em Vale Paraíso, Indiana. Mas quando chegámos as adegas, estavam fechadas porque ia ter lugar um concerto de musica folk.

Robert Mondavi era descendente de italianos. Morreu em 2008. Os filhos continuam a gerir o negócio. www.robertmondaviwinery.com

IMG_156520150718_155533

Na região de Sonoma, podíamos estar uma semana a visitar vinhas, adegas e a provar vinhos. Mas as provas não são baratas! Só em Sonoma há uma série de “wineries”.

Decidimos almoçar antes de começar a provar vinhos.  Dirigimos-nos à capital de Sonoma, The Plaza que parece ter saído dos anos 60 com as suas casas muito características, e de repente vimos um pátio que tinha à entrada o nome dos estabelecimentos que podíamos encontrar lá dentro. Um deles era um restaurante de comida portuguesa  de nome La Salete, Comida Nova Portuguesa.

Falámos com o Chef e dono do restaurante, filho de La Salete, vinda da ilha de S. Jorge, Açores. Comemos um caldo verde e uma sandocha de leitão. A lista tinha também vinhos portugueses. O mundo é pequeno, não é verdade?  www.lasaletterestaurant.com

IMG_1535.JPG

De estômago cheio fomos visitar Benziger Winery , www.benziger.com. Pagámos 15$ por uma prova de cinco vinhos entre o Pinot Noir e o Sauvignon Blanc. Muito gostam os americanos de Pinot Noir! Os vinhos são excelentes. Comprámos duas garrafas e chegámos à conclusão que conduzir e provar vinhos, não era boa ideia.

IMG_1542.JPG

IMG_1550.JPG

Quando saímos de Benziger Winery, fomos para Napa Valley e com já referi Robert Mondavi Winery estava fechado, por isso fomos visitar a cidade de Napa e acabámos por descobrir um pub tradicionalmente americano, cheio de gente, e onde acabámos a comer umas “ribs” como só os americanos sabem fazer e a beber umas imperiais. Devo dizer que foi um dia para dar cabo de qualquer dieta!

20150718_173939.jpg20150718_175913.jpg
20150718_175002.jpg20150718_182952.jpg

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.