Açores – Pico

A ilha do Pico  é a segunda maior ilha do Arquipélago dos Açores, situa-se no grupo central, e é o ponto mais alto de Portugal, com 2351 metros acima do nível do mar.

É maravilhosa a vista desde a ilha do Faial para a ilha do Pico, mas visitar esta ilha é um encanto!

Um dos meus sonhos é passar uma semana a visitar a ilha e subir, com a orientação de um guia, ao ao seu topo.

Comprámos no Faial uma visita de grupo à ilha, com almoço incluído. Da primeira vez que lá fui, também foi uma visita de um dia, mas merece muitos mais tempo.

A ilha foi o principal centro baleeiro dos Açores no período áureo da caça ao cachalote, tendo conseguido ultrapassar o declínio que resultou da proibição da caça, no fim do século XX, com a pesca do atum e a indústria de conservas, e, mais recentemente, com a valorização turística associada à observação de cetáceos.

É indispensável a visita ao Museu dos Baleeiros nas Lajes do Pico, o único em Portugal especializado na baleação artesanal, sazonal e costeira.

A sua gastronomia e a plantação de vinha, com raízes desde o século XV e que, hoje em dia, tem vindo a crescer e a produzir vinhos de excelente qualidade, aliado a um mar fabuloso e paisagens fascinantes, é sem dúvida um destino a não perder.

A paisagem da cultura da vinha da Ilha do Pico que cresce na rocha basáltica, misto de lava e práticas culturais ancestrais foram, em 2004, classificados como Património da Humanidade pela UNESCO.

Para além do Pico em si, da observação das baleias, da vinha e o vinho e a sua gastronomia, a paisagem é deslumbrante, com as suas lagoas, as rochas vulcânicas e as sua formas, e as igrejas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.