Noruega – Stordal – Geiranger – dia 10

De Stordal a Ekrelia onde fica o Hotel Blantid (que se lê Blotind, porque tem o acento, como uma bola, em cima do A), são cerca de 11 kms. Escolhemos este sítio, porque era mais prático partir daqui para visitar Geiranger que é um local icónico.

Como já falei atrás ficámos encantados com o nosso apartamento e com o local. Tem um restaurante, portanto para quem ficar no hotel pode desfrutar do pequeno almoço e das restantes refeições. Nós como ficámos num apartamento aproveitámos para cozinhar.

Os proprietários organizam excursões de barco a Geiranger. Mas naquele momento só nós estávamos interessados e o “capitão” não fez a viagem. Portanto, pegámos no nosso Kodiaq, metemo-nos no ferry que fica a 11 kms do hotel até Eisdal e depois carro até Geiranger. Os últimos dois quilómetros que descem para o Fjord são um autêntico ziguezague. Quando aparece algum autocarro, complica-se um pouco a passagem. Quando lá chegámos comprámos bilhetes para um tour de 90 minutos ao Fjord, pelo valor de 990 NOk para os dois, com audio-guia, até em português e checo!

O Fjord de Geiranger é considerado o Fjord mais bonito da Noruega e é Património da UNESCO.

Na viagem de 90 minutos pudemos ver as belas cascatas, entre outras, as sete irmãs e o véu da noiva, quintas abandonadas, no alto das montanhas, onde no passado os agricultores viviam e trabalhavam, em locais tão inóspitos que faz pensar em como conseguiam sobreviver. Quando iam trabalhar deixavam os filhos e o gado amarrados para não caírem.

Véu da noiva

Geiranger vive sob ameaça de avalanchas no inverno. Todos sabem os perigos que correm, mas vivem lá contentes. O Médico visita-os uma vez por semana e se acontecer alguma coisa, chamam a emergência e o helicóptero chega em poucos minutos.

Quando acabámos esta viagem de conto de fadas, subimos a montanha de carro para visitarmos Skywalk a 1500 m de altitude. Uma vista única sob o Fjord. Passámos dum dia quente, para frio e neve que se mantinha aquela altitude. Sensações únicas para se viver num dia só!

2 opiniões sobre “Noruega – Stordal – Geiranger – dia 10”

  1. Very nice and intersting at the same time. Watch carefully the shape of the waterfall on the video. The Swedish Absolut Vodka producer already noticed and used to advertise the drink. Imagine the magic of the nature!

    Liked by 1 person

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.